RIO BRANCO
Análise do Mercado de Trabalho: Acre registra saldo positivo de quase mil postos em maio

No mês de maio, o estado do Acre registrou um saldo positivo de quase mil postos de trabalho, com 924 novas vagas criadas. De acordo com os dados do Ministério do Trabalho e Emprego, o estado admitiu 4.710 trabalhadores formais e desligou 3.786 nesse período. Apesar desse resultado favorável, a absorção da força de trabalho ainda se mantém estagnada, sem perspectivas de crescimento e desenvolvimento.
A nível nacional, o Brasil também teve um saldo positivo entre admissões e desligamentos, com a ocupação de 131.811 novas vagas de emprego em maio. Setores como serviços, agricultura, construção e indústria de transformação foram os responsáveis pela maior parte das contratações, destacando-se o setor de serviços com 69.309 postos criados.
No estado do Acre, os serviços foram responsáveis pela geração de 532 novas vagas, seguidos pelo comércio com 172 contratações, indústria com 116 postos, construção com 92 vagas e agricultura com 12 novos empregos.
Entre os municípios acreanos, a maioria apresentou saldos positivos, com destaque para Rio Branco que gerou 594 novos postos de trabalho. Apenas três municípios registraram mais demissões do que admissões. No acumulado do ano de 2024, a maioria dos municípios teve saldos positivos, com algumas exceções como Jordão, Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano.
A capital Rio Branco concentrou a maior parte das novas contratações no estado, totalizando 2.458 postos de trabalho. No entanto, pesquisas indicam que mesmo com a retomada de alguns setores, não houve novas contratações no comércio local devido à concorrência da atividade informal. Os empresários apontam que a absorção da força de trabalho continua estagnada e sem perspectivas de crescimento.
É importante acompanhar de perto esses indicadores para entender o cenário econômico e as tendências do mercado de trabalho no estado do Acre.
