Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Anuário de Indicadores da Violência revela aumento da criminalidade no Acre devido ao conflito de facções

Publicado em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), lançou a 7ª edição do Anuário de Indicadores de Violência, apresentando uma análise abrangente dos índices criminais no estado no período de 2013 a 2022. Com 245 páginas, o documento elaborado pelo Observatório de Análise Criminal do NAT revela que a partir de 2015, o estado passou por uma mudança significativa, vivenciando situações de criminalidade e violência até então desconhecidas.

O aumento nos registros de crimes violentos é atribuído, em grande parte, ao conflito entre organizações criminosas, que expandiram suas operações no estado, disputando rotas do tráfico de drogas e domínio de territórios. Entre os indicadores apresentados, o roubo teve variações significativas ao longo dos anos, impactando diretamente na sensação de segurança da população. As mortes violentas intencionais (MVI) também apresentaram um aumento alarmante em 2022 em relação ao ano anterior, elevando a taxa para 28,6 vítimas para cada grupo de 100 mil habitantes.

Continua depois da publicidade

O Anuário não se limita a apresentar números, mas também analisa a frequência dos crimes por dia da semana e horário, destacando a maioria ocorrendo nos finais de semana, entre 20h e 23h. Além disso, traz dados sobre o perfil das vítimas, feminicídio, população carcerária, suicídio, atuação do crime organizado, acidentes de trânsito e muito mais.

Os dados compilados no Anuário têm como fonte diversas instituições e órgãos ligados à segurança pública e à saúde. Para a coordenadora-geral do NAT, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, esse compilado contribui para subsidiar a tomada de decisões não apenas do Ministério Público, mas também de toda a área de Segurança Pública e a comunidade jurídica. O objetivo é produzir conhecimento para subsidiar a tomada de decisões de políticas públicas e a definição de planos de ações que possam agir tanto na repressão quanto na prevenção dos crimes.

Continua depois da publicidade

Esse anuário é uma ferramenta valiosa para entender e lidar com os desafios da violência e criminalidade no Acre. Ele fornece uma base sólida para orientar as autoridades na criação e implementação de estratégias eficazes para enfrentar esses problemas.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement