RIO BRANCO
Após 110 dias de greve, técnicos da UFAC retornam ao trabalho com acordo firmado
Após 110 dias de mobilização, os técnicos administrativos da Universidade Federal do Acre (UFAC) retomaram suas atividades nesta terça-feira (2), marcando o fim da greve que impactou a instituição. O retorno ao trabalho foi possível graças a um acordo firmado entre a categoria e o governo federal.
Segundo Alexsandro Braz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Acre (SINTEST/AC), o retorno ao trabalho foi viabilizado após a assinatura de um termo de acordo entre a Federação e os Ministérios da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Educação (MEC) em 27 de junho.
A decisão de deflagrar a greve foi tomada em 6 de março durante uma Assembleia Geral, sendo efetivada no dia 11 do mesmo mês. Entre as principais reivindicações dos técnicos administrativos estavam a recomposição salarial de mais de 28%, a reestruturação do plano de carreira, a racionalização dos cargos extintos e outras pautas internas que visam melhorias nas condições de trabalho e valorização profissional na UFAC.