RIO BRANCO
Após 22 dias, Rio Acre volta a registrar pior marca de 2023

O Rio Acre amanheceu na marca de 1,47 metros, neste sábado, 23, está é considerada, pela Defesa Civil de Rio Branco (AC), a pior marca de 2023.
Vale destacar que no dia 1⁰ de setembro o manacial atingiu essa mesma cota e depois teve oscilações, que apesar de positivas não mudavam o cenário de seca.
Ao Na Hora da Notícia o coordenador da Defesa Civil municipal, o tenente-coronel Cláudio Falcão, disse que deve-se levar em consideração o que ocorre em outras regiões e que reflete em Rio Branco.
“Mas o fato é aquela previsão de sempre. Nós continuamos em situação de estiagem, vamos fazer decretação, inclusive, de emergência por conta da estiagem. Estamos com com a pluviometria [ parte da climatologia que estuda a distribuição das chuvas em determinadas épocas e regiões; hietometria] bem baixa”, Falcão afirmando que, dos últimos tempos, essa é uma das menores pluviometria, que é a questão de chuvas.
O coordenador frisa também altas ondas de calor e temperaturas, que, mesmo tendo uma melhora nos últimos dias, não durará muito tempo.
“Tudo isso é um conjunto de fatores, que nos levam ainda a ficar com a mesma perspectiva de diminuição ainda maior no rio, de também a ausência de chuvas durante o restante do mês, início de outubro. E até resolver o problema de escassez de água/hídrica a gente vai até o mês de dezembro com certeza”, finaliza.
