RIO BRANCO
Após breve respiro, poluição retorna com força toal em Rio Branco

Após um breve respiro de três dias com céu azul, a poluição voltou a tomar conta do ar em Rio Branco, de acordo com dados da plataforma IQAir. Na manhã desta quinta-feira (3), a capital acreana registrou 160.9µg/m³ de poluentes, classificando o ar como “muito insalubre” e colocando a cidade novamente no topo da lista das mais poluídas do Brasil.
A situação é preocupante, especialmente para grupos vulneráveis como crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios. Em Xapuri, a qualidade do ar também se encontra “insalubre”, com 90.5µg/m³. Outros municípios, como Cruzeiro do Sul (5.2µg/m³) e Feijó (41.1µg/m³), apresentam níveis de poluição classificados como “insalubre para grupos sensíveis”.
É essencial que as autoridades investiguem as causas da piora na qualidade do ar e implementem medidas eficazes para combater a poluição e garantir a saúde da população. A população também deve se conscientizar sobre os impactos da poluição e adotar práticas que contribuam para a melhoria da qualidade do ar, como reduzir o uso de carros, evitar queimadas e optar por fontes de energia renováveis.
Importante: As informações foram coletadas às 7h de 3/10/24 e podem sofrer alterações.
