RIO BRANCO
Após entrar na cota mínima de alerta, Defesa Civil lança plano de contingência

O Rio Acre amanheceu neste sábado, 2, na marca de 2,27 metros. Seu decréscimo diário fez com que a Defesa Civil lançasse o plano de contingência de prevenção e combate a incêndios ambientais e florestais.
O plano foi criado exatamente pelo órgão saber que os meses de períodos mais críticos no estado se aproximam: julho, agosto e setembro. Nessa época de estiagem há aumento de aumento de ocorrências de incêndios (ambientais e prediais), aumento de doenças respiratórias (sobrecarregando o sistema de saúde), risco de desabastecimento de água, prejuízos na agricultura (piscicultura, lavoura, bacia leiteira).
Pelo menos 19 comunidades rurais, quase 3 mil famílias, serão beneficiadas dentro de um período de cinco meses (de julho a dezembro) com abastecimento de água, além de campanha educativa sobre os riscos, prejuízos e danos causados pela prática de queimadas irregularidades é o que prevê a Defesa Civil.
A ação conta com a mobilização de órgãos como a prefeitura de Rio Branco, Governo Estadual e Federal, e órgãos de controle.
