Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Após mais de 1 semana suspensa, aplicação da dose de reforço contra Covid em presos é retomada em Rio Branco

Publicado em

Após mais de uma semana suspensa, a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 foi retomada nas unidades prisionais de Rio Branco nessa quinta-feira (3). A expectativa é vacinar 3,8 mil presos da capital.

Segundo o Programa Nacional de Imunização no Acre (PNI), até esta sexta (4) já foram vacinados 2.620 presos.

A vacinação estava suspensa desde o dia 24 de janeiro após cinco servidores da equipe de imunização precisar se afastar por estarem com Covid. Essa equipe é formada por dez pessoas.

Além do afastamento, outros servidores foram enviados para ajudar no mutirão em frente ao Palácio Rio Branco. Em cinco dias, mais de 3,4 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 na ação que começou no dia 24 e terminou no dia 28 de janeiro com equipes da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).

Continua depois da publicidade

A chefe da Divisão de Saúde Prisional do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), Ingrid Suárez, explicou que a ação para completar o esquema vacinal nos presos teve início dia 20 de janeiro. A expectativa era concluir a aplicação no dia 24.

“Ontem [quinta, 3] vacinamos os regimes provisório e fechado, pretendemos finalizar na próxima segunda-feira [7]. Na terça [8], a previsão é vacinar a UP4, Bope, Batalhão Ambiental e o presídio Antônio Amaro”, destacou.

Na quarta (9), Ingrid contou que a vacinação vai ocorrer na unidade feminina. Caso haja imprevistos, a ação vai se estender até a próxima sexta-feira (11). “As pessoas adoeceram, inclusive da nossa equipe local, então, foi impossível de fazer. Acho que não vai acontecer mais nada de errado, quem tinha que adoecer já adoeceu”, disse.

Terceira onda de Covid no Acre

Em janeiro deste ano, o Acre bateu recorde de casos positivos para a Covid-19. O estado registrou um total de 12.876 pessoas infectadas pela doença, o mês com maior número de casos desde o início da pandemia. Esse total é quase que 90% maior do que o número registrado em janeiro de 2021, que foi 6.847. A explicação para o aumento é a chegada da variante Ômicron no estado.

Em meio à terceira onda da Covid-19, o governador Gladson Cameli proibiu eventos para mais de 300 pessoas em todo o Acre. A proibição começa a valer na próxima segunda-feira (7) e tem validade até 31 de março deste ano.

Se o número de casos positivos de Covid-19 em janeiro deste ano assusta, o número total de vítimas fatais reduziu em relação a janeiro do ano passado. Nos primeiros 31 dias de 2022, o Acre teve 20 mortes pela doença. Já em janeiro 2021, 72 pessoas perderam a vida para a Covid. A redução é de mais de 72% entre os períodos avaliados.

Continua depois da publicidade

Em três dias, o mês de fevereiro registrou 2.754 novos casos, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). Há ainda 845 exames de RT-PCR à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Em todo o estado há 90 pessoas internadas, das quais 86 com teste positivo, conforme o boletim.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI atingiu 53% nesta quinta-feira (3). Dos 30 leitos de UTI existentes, 16 estão ocupados. São 20 leitos de UTI em Rio Branco e 10 em Cruzeiro do Sul. Com relação às enfermarias, há um total de 73 pessoas internadas, o representa uma taxa de ocupação de 107%.

Cidades em bandeira amarela

Após registrar recorde de casos de Covid-19 em 24 horas, o governador Gladson Cameli manteve todas as cidades do Acre em nível de atenção (bandeira amarela) na classificação de risco da pandemia até o dia 28 de fevereiro. O decreto com a medida foi publicado na edição de terça-feira (1) do DOE.

Desde a última classificação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, no dia 24 de dezembro do ano passado, as cidades do Acre foram todas colocadas na faixa amarela.

Nessa faixa os setores e atividades comerciais e sociais podem funcionar com lotação de 50% da capacidade de público.

Propaganda
Advertisement