RIO BRANCO
Após médico especialista suspender exames, pacientes estão sem receber atendimento na Fundação Hospitalar

No Acre, pacientes estão enfrentando sérias dificuldades devido à suspensão dos exames de broncoscopia, que não são realizados há duas semanas devido à falta de pagamento da Secretaria Estadual de Saúde. Essa situação tem causado grande preocupação e transtornos para aqueles que dependem desses exames para diagnóstico e tratamento adequado.
O único especialista em cirurgia torácica do estado, o médico Nilton Torrez Chavez, é responsável por realizar os procedimentos de broncoscopia, biópsias e atender pacientes oncológicos. No entanto, devido ao corte na complementação salarial que recebia da Secretaria de Saúde, o médico decidiu cumprir apenas sua carga horária normal e deixou de realizar os demais procedimentos.
A Secretaria Estadual de Saúde, por meio de uma nota, afirmou que os exames estão sendo realizados normalmente. No entanto, profissionais que atuam na Fundação Hospitalar contradisseram essa informação, relatando a ausência da broncoscopia nas últimas semanas. Essa contradição gera ainda mais incertezas e preocupações para os pacientes que aguardam pelo exame.
Veja a nota da Sesacre na íntegra:
Os exames de broncoscopia seguem sendo realizados normalmente, não havendo quaisquer interrupção. Verificado com a equipe de regulação e até o momento não temos pedido em espera para realização do referido exame. Quanto a quaisquer reclamações feitas pelo profissional Dr. Nilton, o mesmo recebia o teto máximo pelo Estado, e ainda assim demonstrou insatisfação com seus rendimentos, negando-se a realizar os exames, tendo a SESACRE buscado alternativas com êxito para manter a assistência adequada ao paciente.
