Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Após rebelião, Governo suspende visitas em presídio de segurança máxima; veja nota

Publicado em

Por conta da rebelião que durou aproximadamente 24 horas dentro do presídio Antônio Amaro Alves e chegou ao fim na manhã desta quinta-feira (27) – resultando na morte de cinco detentos -, o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e do Instituto de Administração Penitenciária, resolveu suspender as visitas no local.

Presídio de segurança máxima Antônio Amaro Alves/Foto: Reprodução

Continua depois da publicidade

A decisão foi comunicada em nota pública expedida na tarde desta sexta-feira (28) pela Agência de Notícias do Acre.

Para tomar a medida, o Iapen considerou “a necessidade de preservação da integridade de reeducandos, a realização de procedimentos de segurança e inspeção minuciosa em todo o Complexo Penitenciário de Rio Branco”.

Continua depois da publicidade

“Estão suspensas as visitas familiares no Complexo Penitenciário de Rio Branco nos próximos dias 29 e 30 de julho de 2023, mantendo-se inalteradas as visitas das demais Unidades Penitenciárias do Estado”, diz o texto.

Entenda como ocorreu a rebelião

Na manhã desta quarta-feira (26), policiais penais foram feitos reféns por vários detentos dentro do Presídio Antônio Amaro Alves, em Rio Branco.

Continua depois da publicidade

Um agente foi ferido com um tiro no olho e hospitalizado no Pronto Socorro da capital. Os presos conseguiram ter acesso ao arsenal de armas do presídio.

A Sejusp informou que policiais que estavam de folga foram convocados para ajudar a conter a rebelião. Eles se apresentaram na Unidade Básica de Saúde do Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde, para fazer atendimentos, caso necessário.

Continua depois da publicidade

Integrantes do Comando Vermelho invadiram o presídio, mantiveram refém os agentes e entraram na sala onde estavam cinco fuzis, 20 munições e uma espingarda calibre 12.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement