RIO BRANCO
Artistas realizam ato de repúdio na Câmara Municipal de Rio Branco nesta quarta-feira; Presidente da FGB deve ser ouvido durante sessão
Indignados com o que ocorreu com os ativistas culturais Camila Cabeça e Diogo Soares, na última sessão do dia 3 de outubro, artistas acreanos realizam, nesta quarta-feira, 4, na Câmara Municipal de Rio Branco (AC), um ato de repúdio.
Os artistas denúnciam possíveis irregularidades na contratação da empresa de Sena Madureira, interior do Acre, para operacionalizar a Lei Paulo Gustavo. Segundo eles, é um contrato fraudulento feito entre a prefeitura e o Spetus Bar.
Ainda na sessão de terça-feira, os atividades culturais Camila Cabeça e Diogo Soares, que representavam o Movimento Cultural, foram insultados pelo líder do prefeito Tião Bocalom, na câmara, o vereador Marcos Luz, que durante as falas dos artistas os interrompeu mandando eles criarem vergonha.
Saiba mais: Líder de Bocalom bate boca com artistas durante sessão na Câmara e músico é retirado com mata-leão https://nahoradanoticia.com.br/politica/lider-de-bocalom-bate-boca-com-artistas-durante-sessao-na-camara-e-musico-e-retirado-com-mata-leao/
Apesar da confusão, que resultou na retirada do músico Diogo Soares de dentro do plenário, por meio de um segurança que aplicou um golpe mata-leão, a casa votou para que o presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Anderson Gomes, fosse em sessão, dar explicações.
Dos nove parlamentares que se faziam presente na Câmara, apenas João Marcos Luz e Arnaldo Barros tiveram voto contrário a participação do presidente da FGB na casa para prestar esclarecimentos. Já os vereadores Elzinha Mendonça (PSB), Francisco Piaba (DEM), Fábio Araújo (PDT), Joaquim Florêncio (PDT), N. Lima (PP), Raimundo Castro (PSDB) e Samir Bestene (PP) votaram a favor.
Com isso, Anderson Gomes deve comparecer a Câmara para fazer esclarecimento acerca da contratação da empresa no valor de R$ 205 mil.
Ainda na noite de ontem, o presidente da FGB parabenizou em suas, em suas redes sociais, o vereador Marcos Luz. “Parabéns pela postura”.
A Associação dos Colunistas Sociais do Acre (ACOS) emitiram uma nota de repúdio contra os atos ocorridos na sessão de terça-feira, confira:
NOTA DE REPÚDIO
A Associação dos Colunistas Sociais do Acre ACOS vem a público manifestar seu veemente repúdio aos atos antidemocráticos ocorridos hoje, dia 03/10/2023, com os artistas Diogo Soares e Camila Cabeça, no Plenário da Câmara Municipal de Rio Branco.
A ACOS se solidariza com a classe artística acreana e reitera seu compromisso com a Democracia e o respeito às Constituições Estadual e Federal.