RIO BRANCO
Atendimentos em UPAs por doenças respiratórias em agosto são inferiores aos de abril
Dados divulgados nesta terça-feira, 3, pela Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre), revelam que as três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em Rio Branco registraram 3.580 atendimentos relacionados a doenças respiratórias no mês de agosto. Esse número representa menos da metade dos atendimentos realizados em abril, que totalizaram 7.494.
A UPA Via Verde foi a que mais recebeu pacientes, com 1.868 atendimentos, seguida pela UPA da Sobral, que contabilizou 1.142 consultas, e a UPA da Cidade do Povo, com 570 atendimentos somente em agosto.
Em entrevista ao site A Gazeta, a gerente da UPA do Segundo Distrito, Dora Vitorino, destacou que a demanda por atendimentos respiratórios pode aumentar em setembro, principalmente devido à piora na qualidade do ar. “Entre julho e agosto, notamos uma redução nos atendimentos relacionados a doenças respiratórias. No entanto, nos últimos três dias, percebemos um aumento na fumaça na cidade. Portanto, não podemos prever como será setembro; mas, felizmente, agosto foi tranquilo”, afirmou.