Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Aumento alarmante de casos de Covid-19 em Rio Branco gera preocupação e exige ação imediata

Publicado em

Rio Branco enfrenta um cenário preocupante em relação à Covid-19, com a possibilidade de um aumento de 75% nos casos da doença. De acordo com o boletim InfoGripe da Fiocruz, a tendência de longo prazo indica estabilidade e queda em todo o Estado do Acre, exceto na capital.

A análise revela que, em nível nacional, há uma queda na síndrome respiratória aguda grave (SRAG) nas últimas seis semanas e estabilidade nas últimas três semanas. No entanto, Rio Branco continua apresentando uma alta probabilidade de casos de SRAG no longo prazo.

A incidência de SRAG afeta principalmente as faixas etárias extremas. As crianças até dois anos são mais afetadas em termos de incidência, enquanto a população com mais de 65 anos é a mais impactada em termos de mortalidade. Os dados utilizados para a atualização do boletim são referentes à Semana Epidemiológica 46.

Continua depois da publicidade

O estudo também revela que os casos de SRAG em crianças estão relacionados a diferentes vírus respiratórios, incluindo o rinovírus, o Sars-CoV-2 (Covid-19), o vírus sincicial respiratório (VSR) e o adenovírus. Já nos idosos, a maioria dos casos está associada ao Sars-CoV-2.

Embora haja uma interrupção no crescimento dos casos de SRAG na população adulta e uma queda em crianças e adolescentes, os dados indicam um aumento contínuo da Covid-19 em alguns estados do país, como Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina. No entanto, os casos de influenza, VSR e rinovírus estão apresentando queda ou estabilidade.

Diante desse panorama, é essencial que as autoridades e a população de Rio Branco redobrem os cuidados e sigam as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades de saúde.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress