RIO BRANCO
Ayahuasca: Indígenas do Acre se reúnem para debater preservação e futuro da medicina ancestral

Em um encontro histórico, indígenas de diversas etnias se reuniram na Aldeia Sagrada Yawanawá, na Terra Indígena Rio Gregório, no Acre, para a 5ª Conferência Indígena da Ayahuasca. O evento, que começou nesta sexta-feira (24), é um marco na luta pela preservação e o futuro da ayahuasca, medicina ancestral sagrada para os povos indígenas.
A conferência, organizada pelo Instituto Nixiwaka, pela Cooperativa Extrativista Yawanawá e pelo Instituto Yorenka Tasorentsi, reúne dezenas de etnias, incluindo usuárias tradicionais da ayahuasca e outras que, embora não a utilizem, possuem rituais com outras “medicinas”, como o tabaco e o rapé.
A ayahuasca, bebida psicoativa criada pelos povos indígenas, ganhou fama mundial após ser incorporada aos rituais religiosos urbanos do Santo Daime, União do Vegetal (UDV) e Barquinha. No entanto, a crescente apropriação cultural e o protagonismo de religiões urbanas e da ciência na popularização da ayahuasca geraram preocupações entre os povos indígenas.
As conferências indígenas, iniciadas em 2017, visam garantir que os povos originários tenham voz ativa em decisões políticas e jurídicas que envolvam a ayahuasca. Nesta edição, os debates se concentram em temas como:
-Apropriação de conhecimentos tradicionais: Como proteger os saberes ancestrais da ayahuasca?
-Patentes: Quem detém o direito de patentear a ayahuasca e seus derivados?
-Transporte da bebida: Como regular o transporte da ayahuasca dentro e fora dos territórios indígenas?
-Legalidade do uso fora dos territórios indígenas: Quais são os limites para o uso da ayahuasca fora das terras indígenas?
-Protocolos de parcerias com pesquisadores: Como garantir a participação e o benefício dos povos indígenas em pesquisas sobre a ayahuasca?
-Papel das mulheres como lideranças espirituais: Como fortalecer o papel das mulheres indígenas como guardiãs da tradição da ayahuasca?
Um dos pontos cruciais da conferência é a criação de um Conselho de Líderes Espirituais Indígenas para fortalecer a representatividade e a proteção dos direitos dos povos indígenas em relação à ayahuasca.
A 5ª Conferência Indígena da Ayahuasca é um momento crucial para a preservação da tradição ancestral e para garantir que a ayahuasca seja utilizada de forma justa e respeitosa, com o protagonismo dos povos indígenas que a criaram e a veneram há séculos.
