RIO BRANCO – A Bacia do Acre será alvo de um amplo estudo geológico, com investimento total de R$ 3.591.656,52. O projeto, intitulado “Carta Estratigráfica da Bacia do Acre”, foi formalizado por meio de um Termo de Cooperação entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Petrobras e a Fundação de Apoio da UFRGS (FAURGS), com publicação no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (20).
Com vigência de 11 de dezembro de 2025 a 9 de junho de 2027, a iniciativa visa ampliar o conhecimento geológico da região amazônica, considerada estratégica para o país. A pesquisa focará na elaboração de uma carta estratigráfica – instrumento técnico-científico que organiza e representa cronologicamente as diferentes camadas de rochas e sedimentos da bacia.
Esse tipo de mapeamento possibilita entender a idade, composição e disposição das formações geológicas ao longo do tempo. Além de contribuir para o estudo da evolução da bacia sedimentar, os dados gerados poderão subsidiar análises sobre recursos naturais como petróleo, gás natural e aquíferos, além de auxiliar no planejamento ambiental e territorial da região.
A parceria entre instituições de ensino e pesquisa e a Petrobras reforça o investimento em ciência e tecnologia aplicada às características geológicas do norte do Brasil, onde a Bacia do Acre se destaca como um dos principais focos de estudos sobre a dinâmica terrestre da Amazônia.









