Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Base alaga e atinge terreno de indígenas Kaxinawá em Rio Branco; Rio Acre segue em alta

Publicado em

Foto: ac24horas

RIO BRANCO (AC) — Na manhã deste sábado (27), a água do Rio Acre já toma grande parte do terreno de uma residência ocupada por indígenas Kaxinawá no bairro da Base, na Rua Barbosa Lima, em Rio Branco. A situação evidencia a vulnerabilidade dos moradores, que relatam a rápida subida da água ao longo do dia.

De acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil Municipal, a primeira medição do dia marcou 13,73 metros no nível do manancial — 27 centímetros abaixo da cota de transbordamento, fixada em 14 metros. Mesmo assim, a instituição alertou para a tendência de continuidade da elevação, provocada pelo grande volume de chuvas nas cabeceiras, especialmente nas regiões de Capixaba e Assis Brasil, que intensificam o fluxo de água em direção à capital.

Continua depois da publicidade

A moradora Raimunda Rodrigues informou que os indígenas vêm de Santa Rosa e residem no local, arcando apenas com os custos de água e energia elétrica. Já André Domingos, que também vive na área, destacou a preocupação com novos alagamentos: “O nível da água continuava subindo rapidamente ao longo da manhã”.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement