RIO BRANCO
Café, Tomate e Manteiga Impulsionam Alta na Cesta Básica de Rio Branco

A pesquisa de custo da cesta básica de janeiro em Rio Branco, realizada pela Secretaria de Planejamento do Acre (Seplan), revelou um leve aumento nos preços dos produtos, impulsionado principalmente pela alta no café, tomate e manteiga.
A cesta básica alimentar, que inclui os produtos essenciais para a alimentação de uma família, registrou um aumento de 1,45%, atingindo R$ 576,85. O café, com um aumento de 19,82%, foi o item que mais impactou o valor da cesta, seguido pelo tomate (13,62%) e pela manteiga (4,96%). A seca nas regiões produtoras e a especulação do grão nas bolsas foram apontados como os principais fatores para a alta desses produtos.
Apesar do aumento, o número de horas necessárias para um trabalhador adquirir a cesta básica alimentar diminuiu em relação a dezembro, passando para 83 horas e 36 minutos. Essa redução, de 4 horas e 59 minutos, indica um alívio no esforço laboral e um poder de compra relativamente maior para os trabalhadores, mesmo diante da alta dos preços.
A cesta de limpeza doméstica também registrou um aumento, de 0,32%, totalizando R$ 82,22. O detergente e a água sanitária foram os itens com maiores reajustes, influenciados por custos de produção e transporte.
A cesta de higiene pessoal, por sua vez, registrou um aumento de 0,18%, fechando o mês em R$ 102,36. O sabonete e o creme dental tiveram elevação nos preços, refletindo o aumento de custos na cadeia produtiva.
Apesar dos aumentos, o valor da cesta básica alimentar de Rio Branco (R$ 576,85) permaneceu competitivo em relação a outras capitais brasileiras, ficando apenas um pouco acima de Aracaju (R$ 571,43), que possui a cesta básica mais barata do Brasil, segundo o Dieese.
A pesquisa da Seplan, disponível no site da secretaria, serve como um importante indicador para acompanhar a evolução dos preços da cesta básica em Rio Branco e fornecer subsídios para políticas públicas que visam garantir o acesso à alimentação e à higiene para a população.









