RIO BRANCO (AC), 09 de fevereiro de 2026 – Mesmo com o nível do Rio Acre abaixo dos 10 metros nesta segunda-feira e o início da operação de retorno das famílias abrigadas no Parque de Exposições Wildy Viana, cinco unidades familiares – cerca de 12 pessoas – não poderão voltar para suas casas devido a graves riscos estruturais identificados nos imóveis.
A informação foi confirmada por Ivan Ferreira, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, durante entrevista na manhã desta segunda.
A Prefeitura vem realizando uma operação logística completa para garantir o retorno seguro da maioria das famílias, incluindo transporte, entrega de kits de limpeza e apoio social. “Ontem, conseguimos mobilizar veículos para levar essas pessoas de volta, entregamos os kits de limpeza, fizemos a limpeza necessária e hoje elas também recebem a cesta básica”, destacou Ferreira.
No entanto, ao chegar às áreas afetadas, equipes identificaram problemas graves em algumas residências. “Tivemos casos em que o retorno não foi possível por causa de desbarrancamentos, deslizamentos e comprometimento da infraestrutura das casas”, relatou o representante.
Equipes da Defesa Civil e da Assistência Social visitaram os locais para avaliar os riscos e elaborar relatórios técnicos. Como medida de segurança, a administração municipal decidiu conceder o aluguel social – auxílio moradia transitória – para as cinco famílias que não têm condições de voltar aos imóveis. “Isso garante que elas não corram nenhum perigo enquanto não há solução definitiva para a situação”, explicou Ferreira.
Sobre o restante das famílias que estavam no abrigo, o representante garantiu que toda a desmobilização será concluída até o final do dia. “Todas as famílias serão atendidas até a tarde de hoje – ou retornam para suas casas, ou seguem para alternativas provisórias como residências de parentes ou com o auxílio do aluguel social”, afirmou.









