RIO BRANCO
Cheia do Rio Acre volta a alagar Seis de Agosto: “Todos os anos é assim, e a vida continua”

RIO BRANCO (AC) — A subida das águas do Rio Acre invadiu novamente o bairro Seis de Agosto, em Rio Branco, alterando a rotina dos moradores — um cenário que, para quem vive na região, já faz parte do cotidiano. Na travessa Santa Terezinha, quintais ficaram alagados e a circulação ficou dificultada.
Morador da área há mais de 30 anos, Seu Raimundo acordou com o terreno inundado, mas afirma que a situação não foi surpresa. “Isso é normal, todos os anos é assim, a vida é essa, sobe e desce [as águas], sobe e desce e a vida continua”, comentou.
Conhecido por sua solidariedade, o morador usa sua canoa para transportar vizinhos que precisam sair ou voltar para casa durante o período de alagação. Ele revela que já vinha fazendo reparos no equipamento, prevendo a subida das águas. “Já estava cuidando para fazer o transporte, porque quando alaga fica complicado”, explicou.
Além de ajudar pessoas, Seu Raimundo também leva animais — inclusive cães dos vizinhos — nas travessias. Sempre ao seu lado está Osama, seu cachorro e companheiro inseparável, que acompanha as viagens de canoa pelo bairro inundado. Para ele, ter o embarcação é fundamental na região. “Aqui quase todo mundo tem, é difícil uma pessoa que não tenha. Todo mundo tem seu transporte”, destacou.








