Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Chuvas dos últimos dias não mudam situação crítica do Acre, diz Defesa Civil

Publicado em

Seca do Rio Acre/Foto: Odair Leal

A queda da temperatura no Acre neste mês de agosto vem acompanhada de preocupação. Para o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel Cláudio Falcão, a forte chuva que atingiu Rio Branco na tarde dessa segunda-feira (8), não é considerada como um alívio para o período seco.

“Chuvas fortes apenas causam danos e não mudam situação crítica de seca no Acre. A chuva provocou uma elevação no nível do Rio Acre em 15 centímetros, mas em 72 horas a situação deve voltar para o mesmo ponto ou até abaixo da medição feita na segunda-feira”, explicou o coronel.

Nos meses de agosto, de acordo com Cláudio Flacão, normalmente chove o esperado, entre 46 e 50 mm. “Tivemos um evento atípico, com uma chuva forte dentro de um curto perído de aproximadamente 12 horas. Mas como choveu menos de 5% do que era esperado pro mês julho, o solo absorve rápido”, completou.

Continua depois da publicidade

No relatório Hidrometeorológico do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental desta terça-feira (9), o nível registrado do Rio Acre foi de 1 metro e 91 centímetros. Nesta quarta-feira, já foi registrado um declínio de 7 centímetros, quando o Rio Acre atingiu a marca de 1,84.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress