Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Chuvas no Acre: Umidade e chuvas pontuais marcam o início de 2025, mas enchentes extremamente graves são descartadas

Publicado em

O início de 2025 no Acre tem sido marcado por umidade, sol e chuvas passageiras, características normais para a época, segundo o meteorologista Davi Friale. Apesar da alta umidade do ar, muitas nuvens e chuvas pontuais, o especialista descarta a possibilidade de enchentes alarmantes no rio Acre.

De acordo com dados de dezembro, a previsão para janeiro é de chuvas dentro da média histórica, variando entre 240 e 320 mm. Embora transbordamentos de córregos e pequenos igarapés possam ocorrer, causando transtornos para comunidades ribeirinhas, o nível do rio Acre está longe de apresentar risco de grandes inundações.

“Não há tendência a enchentes de proporções alarmantes causadas pelo rio Acre, pois as chuvas, neste verão, deverão estar dentro ou abaixo da média”, afirma Friale.

Continua depois da publicidade

Em Rio Branco, o nível do rio Acre, que recentemente chegou a 11,60 metros, registrava 5,50 metros na sexta-feira, 3 de janeiro, com tendência de queda para o fim de semana. Em Brasileia, o nível era ainda mais baixo, marcando apenas 1,40 metro.

A previsão para os próximos dez dias indica a continuidade do cenário de sol, calor e chuvas esparsas, caracterizando um verão típico da região.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress