Search
Close this search box.
RIO BRANCO

RIO BRANCO

Clima em Junho: Acre se prepara para chuvas acima da média

Publicado em

O estado do Acre se prepara para um mês de junho com previsão de chuvas acima da média, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A região norte da Região Norte e o leste da Região Nordeste devem receber precipitações intensas, juntamente com áreas pontuais do Maranhão, Piauí e Ceará, devido ao aquecimento do Atlântico Tropical.

Além disso, o ClimaTempo destaca que as temperaturas estarão acima da média em grande parte das áreas, com chuvas menos volumosas, especialmente nas regiões do centro-sul. Nessas áreas, onde já é comum um baixo índice pluviométrico nesta época do ano, a tendência é que as chuvas fiquem abaixo da média.

Ao longo do mês, a chuva diminuirá gradualmente em áreas do centro norte do Amazonas e do Pará, podendo ainda permanecer acima da média em Roraima. No extremo norte do Pará e em algumas regiões do litoral do Amapá, a tendência é de bastante chuva devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se afastará um pouco da costa norte.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e sul da Região Norte, interior da Região Nordeste e oeste da Região Sul, são esperadas chuvas próximas ou abaixo da média climatológica. É importante ressaltar que, nessa época do ano, há uma tendência de redução das chuvas na parte central do país.

Diante do prognóstico climático para junho de 2024, a previsão de chuvas acima da média na faixa norte e leste da Região Nordeste beneficiará a semeadura e o início do desenvolvimento do milho e feijão terceira safras. No entanto, em áreas do Matopiba e sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde são previstas chuvas abaixo da média, pode haver redução nos níveis de umidade no solo, impactando a produção de milho segunda safra.

Quanto às temperaturas, espera-se que sejam acima da média em todo o país, com possibilidade de dias de excesso de calor em algumas regiões. Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas podem ultrapassar os 26ºC, enquanto na Região Centro-Oeste e norte da Região Sudeste, variarão entre 20ºC e 24ºC. Nas regiões sul e sudeste, são previstas temperaturas mais baixas, com a possibilidade de ocorrência de geadas em áreas de maior altitude.

Propaganda
Advertisement