RIO BRANCO
Com mais de 660 casos de câncer de próstata no Acre nos últimos dez anos, secretária diz que homens têm que jogar o preconceito de lado
No Acre, 667 casos de câncer de próstata foram registrados nos últimos dez anos, os dados são da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e secretaria de saúde, Paula Mariano, diz que homens têm que jogar o preconceito de lado.
“Eles têm que se cuidar, jogar o preconceito de lado, a gente sabe o quão doloroso é um câncer, que pode a gente pode previnir com exames de rotina”, disse a secretaria.
Entre os anos de 2012 e 2022 o ano com o maior número de casos foi 2014, quendo moram registrados 83 casos da doença. Em 2022, até o presente momento, 44 casos da patologia foram registrados no Acre.
Segundo profissionais da saúde, i recomendo é que os homens façam exames de próstata periodicamente a partir dos 40 anos. Porém, se houver casos na família da doença, o ideal e conversar com um médico e iniciar os exames de prevenção, já que a hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença.