RIO BRANCO
Comic Nerd 2025 encerra com homenagens a Akira Toriyama e celebração da cultura nerd em Rio Branco

Rio Branco, AC – O último dia da Comic Nerd 2025, realizado neste domingo (9) no Gran Reserva, em Rio Branco, foi marcado por emoção e homenagens ao icônico criador de Dragon Ball Z, Akira Toriyama, além de receber convidados de renome nacional que agitaram o público presente.
Fãs e cosplayers prestaram um tributo emocionante a Akira Toriyama, falecido em março de 2024. Um grande painel foi montado para que os visitantes pudessem deixar mensagens, assinaturas e desenhos em memória do artista, demonstrando o impacto duradouro de sua obra.
A equipe de reportagem acompanhou as atrações e conversou com o cosplayer Breno Costa, conhecido por sua interpretação do personagem Kuririn, e com o dublador oficial do personagem no Brasil, Fábio Lucindo, além do secretário de Indústria e Tecnologia do Acre, Assur Mesquita.
Breno Costa, que participa de eventos por todo o país, elogiou a estrutura e organização da Comic Nerd. “Um evento maravilhoso, com uma estrutura ímpar, muito organizado, climatizado, com pessoas educadas e staffs bem informados. É um evento que trouxe atrações de peso, como o pessoal de Dragon Ball”, destacou. Breno também compartilhou sua conexão pessoal com o personagem Kuririn, mencionando que a escolha do cosplay surgiu em um momento de aceitação de sua calvície.
Diretamente de Belém do Pará, Breno comentou sobre o impacto da COP 30 na cidade e a crescente valorização da cultura cosplay na região, onde foi instituído o dia estadual do cosplay, celebrado em 18 de novembro.
O dublador Fábio Lucindo, voz de personagens como Kuririn, Ash Ketchum (Pokémon) e Ichigo (Bleach), expressou sua satisfação com a receptividade do público acreano. “Estou gostando demais, pessoal muito animado, receptivo e caloroso”, afirmou.
O secretário de Indústria e Tecnologia, Assur Mesquita, responsável pela realização do evento, avaliou positivamente os resultados da Comic Nerd 2025. “Gratidão em nome do governo do Acre pela adesão da população ao evento. Um evento para a família, que inspira a economia criativa, a cultura para os jovens e a tecnologia”, concluiu.









