RIO BRANCO
Concurso ‘Todos Contra o Aedes’ mobiliza 300+ projetos em escolas acreanas e entra em fase de avaliação

RIO BRANCO (AC) — O concurso cultural do projeto “Todos Contra o Aedes aegypti” reuniu mais de 300 trabalhos desenvolvidos por professores e alunos da rede pública de todo o Acre e agora entra na etapa de avaliação, conduzida por comissões municipais com participação de conselheiros de saúde. A iniciativa utiliza a educação como ferramenta para engajar comunidades na prevenção das arboviroses.
Os projetos, produzidos por turmas do Ensino Fundamental, abordam o tema do combate ao mosquito de forma criativa e prática. Entre as produções estão vídeos, paródias musicais, histórias em quadrinhos, cartazes educativos e projetos pedagógicos — muitos deles resultantes de atividades em sala de aula que também envolvem ações com famílias e moradores, com foco na eliminação de criadouros.
Na fase atual, as comissões locais (formadas por representantes de educação, saúde e conselhos municipais de saúde) avaliam os trabalhos com base em critérios como criatividade, clareza da mensagem, envolvimento comunitário e contribuição para a saúde pública. Após a pré-seleção municipal, os projetos seguem para as etapas regional e estadual, com os destaques a serem divulgados nos próximos semanas.
A iniciativa é realizada pelo Instituto Sapien em parceria com o Ministério da Saúde, a Sesacre (Secretaria de Saúde do Acre), a SEE (Secretaria de Educação e Cultura do Acre) e o Governo do Acre. A população pode acompanhar as etapas do concurso, acessar materiais educativos e obter atualizações no site oficial www.todoscontraoaedesaegypti.com.br, além das redes sociais @todoscontraoaedesaegypti (Instagram e YouTube) e “Todos Contra o Aedes aegypti” (Facebook).









