RIO BRANCO
Conectividade precária: A maioria das escolas acreanas carece de dados sobre velocidade da internet

Nove meses após o lançamento do programa federal Escolas Conectadas, a situação da conectividade nas escolas públicas do Acre permanece crítica. Um levantamento de dados, divulgado pelo jornal O Globo, revela que 82% das 1.469 escolas públicas do estado – um total de 1.209 unidades – não possuem informações básicas sobre a velocidade de sua conexão com a internet. Ainda mais preocupante, 15,5% (228 escolas) estão conectadas a redes classificadas como ruins ou péssimas.
Essa falta de dados compromete severamente o monitoramento do programa federal, que visa garantir internet de banda larga de qualidade em todas as escolas públicas brasileiras até 2026. No âmbito nacional, a situação é igualmente preocupante: 48% das 138 mil escolas públicas do país não têm qualquer acompanhamento da qualidade de sua conexão.
A situação do Acre é particularmente alarmante na região Norte, superada apenas pelo Amapá (90%) e Roraima (86%) em termos de escolas sem dados sobre velocidade de internet. Em comparação, estados como Rondônia (35%) e Tocantins (40%) apresentam uma situação consideravelmente melhor.
A ausência de informações precisas sobre a velocidade da internet nas escolas acreanas impede uma avaliação eficaz das políticas públicas de conectividade e dificulta a implementação de soluções para garantir o acesso a uma educação de qualidade, que depende cada vez mais de recursos digitais. A falta de dados também dificulta o planejamento de investimentos e a priorização das escolas que mais necessitam de melhorias na infraestrutura de internet. A situação exige uma ação urgente por parte das autoridades para garantir que todas as escolas do Acre tenham acesso a uma internet de qualidade, imprescindível para o sucesso do processo educacional.
