Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Conta de Luz impacta na inflação do Acre em 2023 com alta acumulada em 4,62%

Publicado em

No Acre, a pressão da conta de luz contribuiu para um aumento significativo na inflação, que encerrou o ano de 2023 com uma alta acumulada de 4,62%. Em Rio Branco, a inflação em dezembro registrou um aumento de 0,9% em relação a novembro, o maior crescimento entre as capitais, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado pelo IBGE.

O IPCA é calculado por grupo de consumo e revelou que todos os grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em dezembro. O grupo Alimentação e Bebidas teve a maior variação (1,11%), seguido por Transportes (0,48%) e Artigos de Residência (0,76%). A energia elétrica residencial foi um dos principais fatores que impulsionaram essa alta, com um aumento significativo em Rio Branco.

Continua depois da publicidade

A nível nacional, o IPCA encerrou o ano com uma variação acumulada de 4,62%, abaixo dos 5,79% registrados em 2022. O grupo Transportes teve o maior impacto (1,46 p.p.) no acumulado do ano, seguido por Saúde e Cuidados Pessoais (0,86 p.p.) e Habitação (0,77 p.p.). O grupo Alimentação e Bebidas, que tem grande peso no IPCA, registrou um aumento de 1,03% no ano.

Essa tendência de alta nos preços reflete os desafios enfrentados pelos consumidores diante do aumento dos custos de energia elétrica e dos produtos alimentícios. A situação exige atenção por parte das autoridades e planejamento por parte dos consumidores para lidar com os impactos econômicos dessas variações.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement