RIO BRANCO (AC), 30 de jan. — Durante a cerimônia de posse do procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto para o biênio 2026-2028, o procurador de Justiça Cosmo Lima de Souza assumiu seu lugar no Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), destacando a relevância do colegiado para a instituição.
Cosmo explicou que o Conselho Superior é o núcleo eletivo da administração do MPAC, contando com cinco membros — três escolhidos pela classe dos promotores e procuradores, além de dois membros natos. Segundo ele, o órgão não apenas cuida de assuntos administrativos, mas também interfere diretamente na trajetória de vida dos profissionais do Ministério Público.
“O Conselho não lida só com processos burocráticos. Nós analisamos e decidimos sobre questões essenciais para nossos colegas: vitaliciamento na carreira, permanência funcional, procedimentos disciplinares, arquivamento de investigações e decisões que definem como o MPAC é administrado. A grande maioria dessas questões passa pelo nosso colegiado”, destacou.
Ele também comentou que o mandato tem duração de dois anos e que foi eleito pelos próprios membros da instituição. “Fui escolhido pela classe e assumo essa responsabilidade com muita alegria, mantendo meu compromisso de servir ao Ministério Público e ao povo do Acre, como sempre fiz ao longo de minha atuação”, finalizou.









