Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Defesa Civil alerta para possível escassez de água

Publicado em

Foto; Juan Diaz

O Rio Acre amanheceu na marca de 1,69 metros na manhã desta quinta-feira, 10, desde segunda-feira, 7, o manancial vem diminuindo um centímetro por dia. Em 1º de agosto, ele estava na medindo 1,82 metros.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, o tenente-coronel Cláudio Falcão, estamos em uma situação de crise hídrica por conta da falta de chuvas e o que tem chovido não ser suficiente.

“O rio estar diminuindo a cada dia, e isso reflete em todos os locais: represas, poços e tudo mais. E o nosso plano de contingência estamos trabalhando dois, na realidade, que são: escassez hídrica e também a questão de combate às queimadas. Mas aí, falando de água, de hídrica, nós já estamos em plena operação de abastecimento com caminhões-pipas. A gente está distribuindo pelo menos cinco milhões de litros de água mensal nas diversas comunidades, é algo em torno de 17 mil pessoas recebem a nossa ajuda humanitária”, diz o coordenador.

Continua depois da publicidade

Falcão explica que trabalham em locais onde não tem rede de abastecimento de água e a Defesa Civil também trabalha em parceria com o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (saerb), que também tem serviço de caminhão-pipa para casos mais graves de falta d’água.

“A gente apoia também o Saerb em alguns bairros aqui [zona urbana] para minimizar a questão dos impactos em relação à água. Nós poderemos ter uma crise maior e para isso, estou construindo um plano de ação, para poder apresentar ao Saerb para vermos as ações que deverão ser tomadas caso venha agravar ainda mais a questão do rio e a captação de água”, conclui.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress