RIO BRANCO
Defesa Civil deve iniciar operação estiagem na próxima segunda-feira, 17
A prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil da capital, irá iniciar na próxima segunda-feira, 17, a operação estiagem. O objetivo é manter as famílias de comunidades rurais abastecidas de água durante os períodos críticos de seca.
A ação visa atuar durante 150 dias, ou seja, até 15 de dezembro. Segundo o órgão, em 2023, a operação terá início em 25 comunidades, podendo ampliar o quantitativo conforme necessidade.
Ao todo, estima-se que 3.300 famílias receberão abastecimento de água, uma média de 15 mil pessoas contempladas.
O tenente-coronel Cláudio Falcão diz ainda que a previsão é distribuir para 25.000.00 litros de água potável às comunidades rurais. Com isso, além do suporte de sobrevivência também previne-se doenças adquiridas através do consumo impróprio de água.
Vale ressaltar, inclusive, que além das comunidades rurais, a operação atende os quatro quadrantes do município, que são: BR 364 sentido Bujari e BR 364 sentido Porto Velho. Estrada AC 10 e AC 90. Jarbas Passaarinho, Quixadá, além de bairros urbanos como Vila Maria e Vista Linda.
Outro ponto que o órgão destaca é que se ampliou também o material e nesta operação já iniciará com 109 caixas d’água, que serão entregues às famílias que não possuem reservatório próprio.