RIO BRANCO
Defesa Civil inicia preparativos para possível cheia do Rio Acre

Com o nível do Rio Acre atingindo 10,27 metros nesta sexta-feira, 27, ao meio-dia, a Defesa Civil de Rio Branco entrou em estado de atenção e ativou a segunda fase do plano de contingência. A medida antecipa ações preventivas diante da possibilidade de transbordamento do rio e dos igarapés da região.
Equipes estiveram no Parque de Exposições Wilde Viana para realizar uma vistoria detalhada e levantar as necessidades para a construção de abrigos. O espaço será preparado para receber famílias caso as águas continuem subindo. A instalação de boxes e estruturas temporárias para acolhimento já está sendo planejada em parceria com a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade.
“Nossa cota de alerta é de 12 metros. Já estamos organizando os recursos necessários para que, se houver necessidade, possamos atender a população com agilidade”, afirmou o secretário municipal da Defesa Civil, coronel Cláudio Falcão.
No ano anterior, atrasos na execução do plano de contingência geraram transtornos para famílias afetadas pelas enchentes. A expectativa para este ano é evitar os mesmos problemas, com ações preventivas sendo colocadas em prática com antecedência.
O monitoramento do nível do rio segue constante, e a Defesa Civil reforça o alerta às comunidades em áreas de risco, orientando sobre a importância de permanecerem atentas às recomendações oficiais.
