RIO BRANCO
Defesa Civil não descarta possibilidade de inundação no início de 2024
O Rio Acre amanheceu na marca de 6,07 metros na manhã desta segunda-feira, 18, de acordo com dados da Defesa Civil de Rio Branco (AC).
Após um longo período de seca severa, o manancial começou encher e desde a última segunda-feira, 11, se mantém acima dos 4 metros. No sábado, 16, as águas ultrapassaram os 5 metros e nesta segunda os 6 metros.
Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, o tenente-coronel Cláudio Falcão, a partir de agora a previsão é que as chuvas se intensifiquem e ocorram, a cada semana, pelo menos, 4 dias de chuva.
“A previsão de chuvas agora é que ela se intensifique ainda mais e que nós tenhamos em torno de 4 dias de chuva por semana, entre 3 e 4 dias de chuva semanalmente. Então é o que nós esperamos para dezembro e com isso, evidentemente, que o Rio deve aumentar mais o nível e também, claro, não acontecer essas chuvas apenas em Rio Branco. Nas das últimas 24 horas choveu quase 100 mm lá em Aveia dos Patos, perto de Assis Brasil, isso significa muito para nós e a tendência também que nós”, afirma.
Falcão não descarta ainda a possibilidade de uma inundação em 2024.
“E a tendência, também, é que nós temos uma previsão que, em janeiro, a gente tenha o dobro de chuva do que é esperado para, que é em torno de 290 mm. Então a gente vai para 500, 600 mm, isso é a previsão. Tudo isso vai fazer com que a gente corra o risco iminente de uma inundação. Isso é a previsão que nós temos, como anualmente acontece. Para isso, nós já estamos preparados com o Plano de Contingência. Todas as providências que devem ser tomadas diante do desastre dessa natureza”, conclui.