RIO BRANCO
Defesa Civil orienta sobre caso de enxurradas em Rio Branco
A Defesa Civil de Rio Branco orienta moradores que residem próximo a igarapés como proceder em períodos de enxurradas, que ocorrem nos meses de janeiro a março. Segundo o coordenador do órgão, o tenente-coronel Cláudio Falcão, ficar atento ao comportamento das águas é essencial.
“A enxurrada acontece de maneira muito súbita, muito rápida, então nós orientamos que quem mora até 100 metros de igarapés, durante o período de chuva intenso, como aconteceu no dia 5 de janeiro, que fique observando com cautela o aumento do nível das águas. Porque em pouco tempo, eu digo em questão de minutos ou uma hora, a água pode sair da calha do igarapé e chegar até sua residência”, explica Falcão.
Além disso, o tenente-coronel destaca ainda que o morador que fica a tento tem mais chances de salvar seus imóveis e se retirar do local em segurança.
Na manhã desta segunda-feira, 9, o Rio Acre amanheceu na cota de 8,72 metros com previsão de subir ainda mais. Vale ressaltar ainda que, de acordo com Falcão, as águas podem subir rapidamente e se alcançar a cota de alerta de 12 metros inicia-se a construção de abrigos públicos para abrigar famílias.
Veja o vídeo: