RIO BRANCO
Defesa Civil pode declarar estado de emergência ainda nesta semana por causa da seca do Rio Acre
O Rio Acre segue preocupando as autoridades da Defesa Civil mesmo após várias oscilações entre subida e descida nos últimos dias. O manancial está com uma cota baixa e preocupa a Defesa Civil Municipal, que planeja decretar situação de emergência nesta semana. O manancial registrou a marca de 1,59 metro, na capital.
Segundo o comandante da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, a oscilação do manancial é natural e não representa uma melhora do cenário. “Nós saímos de 1,47 metro, a menor marca deste ano, para 1,72 metro, tivemos 25 centímetros de aumento nesses últimos dias. Mas, desde sexta-feira, percebemos um decréscimo do manancial. Essa oscilação é natural porque a gente recebe águas de chuvas que não acontecem o município de Rio Branco. Ou seja, não melhora a situação de seca”, destacou Falcão.
A expectativa é que o nível do manancial continue decrescendo, apesar das previsões de chuvas. “Não vai mudar esse cenário até chegar novembro. A perspectiva é que a gente possa durante a semana fazer a publicação do decreto de situação de emergência”, salientou o comandante