RIO BRANCO
Defesa Civil testa sistema de alerta de desastres naturais via celular no Centro-Oeste; moradores são surpreendidos

BRASÍLIA, DF – 28 de setembro de 2025 – Moradores do Distrito Federal e de diversas cidades de Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso foram surpreendidos neste sábado (27) com um alerta em seus celulares. Tratava-se de um teste do novo sistema nacional de alerta de emergência para desastres naturais da Defesa Civil.
Por volta das 15h, uma mensagem de texto com o título “Defesa Civil Alerta” surgiu nas telas dos aparelhos, acompanhada de um som de sirene, chamando a atenção para a demonstração do sistema. A mensagem dizia: “Defesa Civil: Demonstração do novo sistema de alerta de emergência no Distrito Federal. Mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta”.
Com este envio, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, responsável pela Defesa Civil, finalizou a fase de nacionalização do sistema, que agora poderá ser utilizado para enviar alertas reais de desastres em áreas de risco iminente.
Como funciona o sistema
Para receber os alertas, não é necessário realizar nenhum cadastro. As mensagens serão enviadas automaticamente para os aparelhos compatíveis com as redes 4G e 5G, conforme a cobertura do sinal de celular.
Os alertas serão divididos em duas categorias:
-Extremo: Considerado o nível mais grave, indicando urgência imediata. Nestes casos, o alarme sonoro será ativado mesmo que o celular esteja no modo silencioso.
-Severo: Indica perigo esperado, permitindo que a população tenha mais tempo para se preparar e adotar as medidas de segurança recomendadas pela Defesa Civil. Nestes casos, o sinal sonoro não será acionado no modo silencioso.
Susto e esclarecimentos
Apesar do aviso prévio da Defesa Civil, muitos moradores foram pegos de surpresa com o alerta, relatando susto nas redes sociais. Diante da repercussão, a Defesa Civil utilizou suas redes sociais para tranquilizar a população: “Recebeu o alerta aí hoje? Calma, era só um teste do #DefesaCivilAlerta! Hoje foi apenas uma demonstração”.
A iniciativa da Defesa Civil representa um importante avanço na prevenção e mitigação de desastres naturais no Brasil. Com a conclusão dos testes, o sistema estará pronto para ser utilizado em situações reais, garantindo que a população seja alertada a tempo de se proteger e evitar maiores danos.
