No mês de outubro, houve uma queda na procura por crédito no Brasil, sendo menos acentuada em comparação ao mesmo período do ano anterior, com uma redução de 3,9%. No estado do Acre, essa queda foi ainda maior, chegando a 5,6%. Esses dados são provenientes do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito, que não registra números positivos desde maio de 2022.
De acordo com o levantamento, apenas quatro Unidades Federativas do país apresentaram aumento na procura por crédito em outubro, em comparação ao ano anterior: Santa Catarina, Alagoas, Paraná e Rondônia. Essas regiões haviam registrado queda em setembro na comparação anual.
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é calculado com base em uma amostra significativa de CPFs consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. Ele considera as transações que envolvem alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições financeiras ou empresas não financeiras. O indicador é segmentado por região geográfica e classe de rendimento mensal.









