Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Deslizamento na ETA I: Rio Branco enfrenta crise hídrica

Publicado em

Um deslizamento de terra na Estação de Tratamento de Água I (ETA I) na madrugada desta segunda-feira, 16, causou um grande transtorno para a população de Rio Branco, comprometendo o abastecimento de água na capital. O incidente afetou a estrutura de transporte de água para o sistema de tratamento, colocando em risco o acesso à água potável.

Segundo o presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, o acesso à torre de captação cedeu, rompendo duas redes de captação e deixando apenas uma em funcionamento. “O problema foi parcialmente solucionado, e até as 16h de hoje, já recuperamos 83% da capacidade de tratamento”, explicou Pereira. Apesar dos esforços, a situação permanece crítica, com o fluxo de água intenso na área afetada.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil será acionada para avaliar os riscos estruturais e implementar medidas preventivas. “É uma questão de solo que está se acomodando, e estamos elaborando um plano B para evitar problemas futuros”, afirmou o presidente do Saerb.

A crise hídrica em Rio Branco se agrava com esse novo problema, já que o abastecimento de água na capital vem sendo reduzido desde novembro devido à manutenção nos decantadores da Estação de Tratamento de Água II (ETA II). Os reparos na ETA II estão previstos para serem concluídos até o dia 25 de dezembro.

Continua depois da publicidade

A população de Rio Branco enfrenta um momento difícil, com a falta de água agravando a crise hídrica na cidade. A situação exige ações urgentes do poder público para garantir o acesso à água potável e minimizar o impacto na vida dos moradores.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement