RIO BRANCO
Detentos encerram greve de fome no Acre e visitas voltarão a ocorrer, diz Iapen
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) e o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) comunicaram que os detentos encerram a greve de fome que teve início nos presídios do Acre na última segunda-feira (26).
Uma nota enviada à imprensa afirma que o ambiente carcerário já voltou à normalidade e que as visitas retornarão à sua forma regular, observadas as normas e o prévio cronograma para os que pretendem realizar visita.
Além do movimento grevista nas penitenciárias, familiares de presos realizam diversos protestos na terça-feira, fechando ruas no centro de Rio Branco. Os detentos alegam que o movimento foi deflagrado por conta da portaria expedida pelo antigo diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), Lucas Gomes, que reduziu o tempo de visitas.
Eles reclamavam ainda de alimentação inadequada e fazem denuncias de supostas torturas.
CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:
Nota Pública
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) e o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), diante dos movimentos de greve de fome de apenados em alguns estabelecimentos penais do estado desde a última segunda-feira 26, vêm a público esclarecer que foi revertida a situação no ambiente carcerário, atualmente retornando à normalidade, com o término da greve.
Informam, ainda, que as visitas retornarão à sua forma regular, observadas as normas e o prévio cronograma para os que pretendem realizar visita a seus entes presos.
Rio Branco, 28 de setembro de 2022.
Paulo Cézar Rocha dos Santos
Secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)
Glauber Feitoza Maia
Presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen)