RIO BRANCO (AC), 10 de fevereiro de 2026 – A sede do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) na capital recebeu na tarde desta segunda-feira (9) a cerimônia de posse de 91 novos servidores efetivos do órgão. O evento marca o fechamento do concurso público iniciado em 2024, que encerra um jejum de quase 16 anos sem seleções para o quadro permanente do departamento.
Os novos profissionais serão alocados em cargos administrativos e operacionais, reforçando não apenas o atendimento em Rio Branco, mas também em outras dez cidades do interior do estado – medida que visa ampliar a qualidade e a cobertura dos serviços oferecidos à população acreana.
Durante a solenidade, o governador Gladson Camelí destacou que a iniciativa integra uma estratégia de fortalecimento da estrutura governamental e equilíbrio financeiro do estado. “É dar oportunidade para as pessoas e reforçar a estrutura para que possamos diminuir as diferenças”, afirmou o gestor.
A presidente do Detran-AC, Taynara Martins, ressaltou a importância do momento para o departamento. “Há quase 16 anos não realizávamos concursos para o quadro efetivo. Com esses novos profissionais, estamos fortalecendo nossa equipe e garantindo que os serviços prestados à sociedade atendam aos mais altos padrões de qualidade”, comentou. Ela informou que os empossados iniciam nesta terça-feira (10) uma série de cursos de capacitação e aperfeiçoamento.
Para os aprovados, a posse representou o cumprimento de um longo objetivo. Bruna Camille, de 30 anos, que atuou como agente socioeducativa antes de ser aprovada, descreveu o momento como a concretização de um sonho. “Muita felicidade e emoção – desde a hora que acordei estou com nervosismo e ansiedade. Foi muito tempo esperado”, contou a nova servidora do Detran.










