RIO BRANCO
Dezembro choveu o dobro do esperado, diz Defesa Civil
Diferente de novembro, que foi um mês atípico, com pouca chuva, dezembro choveu o dobro do esperado, é o que afirma o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, o tenente-coronel Cláudio Falcão.
“Estamos fechando dezembro, hoje, com mais do que o dobro de chuvas esperadas para todo mês. Esperávamos a média de 267 milímetros e fechamos com 578 milímetros de chuvas, mais do que o dobro acho que em torno de 120% a mais do que era esperado”, disse o tenente.
Além disso, Falcão diz que, durante dezembro, o Rio Acre chegou a cota máxima de 9,25 metros, mas também oscilou com cotas baixas entre três e quatro metros.
“De ontem para hoje, o Rio aumentou mais de 1,50 metros. Ele se comportou instável, muitas oscilações durante todo o mês de dezembro, mas estamos fechando com 6,84 metros. Essa marca poderia ser maior, pela época que estamos, final de dezembro início de janeiro. Até amanhã pode aumentar ainda mais”, diz.
O coordenador afirma ainda que a expectativa para janeiro é que o nível do manancial aumente bem mais, já que é um mês muito chuvoso e, pode ser que aconteça o que aconteceu em dezembro e dobrar a quantidade de chuva, refletindo diretamente no rio.
“Em 24h o Rio Acre aumentou 1,50 metros, mas em 24h pode ser até dois metros ou mais é possível que aumente em Rio Branco. Então se nós tivermos uma semana inteira de chuva, por exemplo, a gente vai ter cinco metros de aumento. Nós estamos, hoje, com 6, 84 metros quase 7 metros, mais cinco metros chegara a 12 metros, que já é cota de atenção”, explica.
Contudo, Falcão diz que o próximo mês for o que está sendo esperado, um período de muita chuva, onde possa ser que seja preciso movimentar famílias, o órgão estará preparado para colocar o Plano de Contingência em prática.