Search
Close this search box.
RIO BRANCO

RIO BRANCO

Ecoflores: Feira de Economia Solidária e Popular floresce no Horto Florestal; veja programação

Publicado em

Fotos: Alexandra Tanomaru/Na Hora da Notícia

A nona edição da Ecoflores – Feira de Economia Solidária e Popular teve início nesta quarta-feira (5) e se estenderá até domingo (9) no Horto Florestal, em Rio Branco. Com entrada gratuita, a feira oferece uma variedade de opções para toda a família, com 150 expositores de diversos municípios do Acre, abrangendo segmentos como jardinagem, artesanato, alimentação, movelaria, cerâmica, brinquedos, bazar, artes plásticas, economia criativa, agricultura familiar e muito mais. Além disso, a Ecoflores conta com a participação de expositores do Peru e da Bolívia.

O presidente da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Acre), Carlos Omar, destacou os objetivos da Ecoflores, ressaltando a importância de fortalecer, divulgar e valorizar os empreendimentos produtivos por meio de políticas públicas de desenvolvimento sustentável em economia solidária e popular, agricultura familiar, artesanato e artes nos países do tríplice fronteiro.

Para os empreendedores participantes, como Mayda Saldanha e Jorge Melo, a Ecoflores representa uma oportunidade única para apresentar seus trabalhos, fazer negócios e ampliar suas redes de contatos. A empreendedora Mayda Saldanha destacou a feira como uma vitrine para expor produtos e fazer vendas, enquanto Jorge Melo ressaltou que a participação na Ecoflores resulta em vendas ao longo do ano.

Continua depois da publicidade

A sustentabilidade social foi tema de destaque no primeiro dia do evento, com um seminário que debateu a importância da Economia Solidária, Popular e Agricultura Familiar. O presidente da Unisol Brasil, Arildo Mota, discutiu o potencial dessas políticas como alternativas para geração de emprego e renda, enfatizando o papel do associativismo e cooperativismo nesse contexto.

A Ecoflores conta com a parceria de diversos órgãos e entidades, incluindo a Unisol Acre, Sistema OCB/Sescoop Acre, Governo Federal, Governo do Estado, Prefeitura de Rio Branco, Senar, Rede Baixo Acre, Comitê Chico Mendes, Cáritas Diocesana, CUT, Fetacre, EPS Peru, EPS Bolívia, entre outros, demonstrando a união de esforços em prol da economia solidária e sustentável.

Confira a programação da feira

Quarta-feira, 5 de junho

* 14h-18h: abertura da 9ª edição da Ecoflores, Feira da Economia Solidária e Popular do Acre

* 14h-18h: seminário internacional “Fortalecendo a economia solidária e popular, agricultura familiar como estratégia para o desenvolvimento sustentável”

Continua depois da publicidade

* 18h: encerramento com atividade cultural: Fundação Garibaldi Brasil (FGB)

Quinta-feira, 6 de junho

* 9h-12h: Oficina “Impactos ambientais dos resíduos sólidos”, no Horto Florestal. Responsável: Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Sete)

* 14h: reunião interinstitucional no Auditório da OCB/Sescoop. Responsável: Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho (Senaes/MTE)

* 14h30-18h: oficina “Compostagem, transformando resíduos orgânicos em adubo”, no Horto Florestal. Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia)

* 18h: encerramento com atividade cultural: Fundação Garibaldi Brasil (FGB)

Sexta-feira, 7 de junho

* 8h-12h: oficina temática da agricultura familiar e economia solidária, no Horto Florestal, com o tema “Explorando oportunidades: a contribuição do Ifac Transacreana para a comunidade através dos cursos e serviços”
Conab – Alessandra Ferraz Cavalcante – superintendente da Regional da Conab no Acre
Tema: programas e políticas públicas executadas pela Conab

Embrapa – Bruno Pena Carvalho, chefe geral da Embrapa

Tema : Tecnologias para a Agricultura Familiar
Ifac – Matsunaga Paulo de Oliveira Sekiguchi – professor da Área de Matemática e diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Ifac Campus Transacreana

* 18h Encerramento com atividade cultural: Fundação Garibaldi Brasil (FGB)

Sábado, 8 de junho

* 9h – 12h: oficina “Empreendedorismo e possibilidades de incubação”, no Horto Florestal. Responsável: professora Gabriela Cunha de Oliveira (Ifac)

* 18h: encerramento com atividade cultural: Fundação Garibaldi Brasil (FGB)

Quarta-feira a domingo, 5 a 9 de junho

* 8h-18h – Secretaria Municipal de Educação

* Apresentação do Projeto Empreendedorismo (exposição da produção de hortaliças, plantas medicinais, reutilização de vasos para cultivo)

* Apresentação do projeto Saúde na Escola, com a equipe multidisciplinar e exposição dos equipamentos de primeiros-socorros disponibilizados para salvar vidas nas escolas

* Exposição de equipamentos tecnológicos: data-show, tela de projeção, estação de trabalho, tablets, notebooks, chromebooks

* Jogos Educativos em MDF para crianças com necessidades especiais

* 18h Encerramento com atividade cultural: Fundação Garibaldi Brasil (FGB).

Propaganda
Advertisement