RIO BRANCO
Educação integral no Acre salta 5,7 pontos percentuais em dois anos

O estado do Acre demonstra um avanço notável na expansão da educação integral, com um crescimento expressivo no número de matrículas em tempo integral nas escolas públicas entre 2022 e 2024. De acordo com os dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o percentual de alunos matriculados em tempo integral na educação básica saltou de 8% para 13,7% em apenas dois anos. Este crescimento significativo reflete o sucesso da implementação de políticas públicas voltadas para a ampliação da jornada escolar.
Este progresso abrange todas as etapas da educação acreana, demonstrando um esforço conjunto e eficaz. A adesão ao programa Escola em Tempo Integral, prioridade do governo federal, tem sido fundamental para este resultado. O programa, que prevê investimentos conjuntos entre União, estados e municípios, tem se mostrado eficiente na busca por uma educação mais completa e abrangente para os estudantes brasileiros.
Os números demonstram um impacto positivo em todas as fases da educação básica:
-Creches: O aumento, embora já partindo de um percentual considerável, foi de 32,8% para 35,8%, mostrando a contínua prioridade dada à educação infantil.
-Pré-escola: Um crescimento exponencial, passando de 2,7% para 6,7%, mais que dobrando o número de crianças em tempo integral.
-Anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano): Um crescimento substancial de 5,9% para 11,3%.
-Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano): Um aumento significativo de 4,5% para 8,8%.
-Ensino Médio: O maior avanço proporcional, com um salto de 13,4% para 23,7%, indicando um investimento estratégico nesta etapa crucial da formação.
A expansão da educação integral no Acre não é um fenômeno isolado, mas acompanha uma tendência nacional. Em todo o Brasil, o percentual de estudantes em tempo integral cresceu de 18,2% para 22,9% no mesmo período. O programa federal contabilizou 965 mil novas matrículas em tempo integral na educação básica no ciclo 2023-2024.
Em resumo, os dados demonstram um compromisso significativo do estado do Acre com a melhoria da qualidade da educação pública, através da expansão da educação integral. A sinergia entre iniciativas locais e o programa federal tem se mostrado eficaz na construção de um futuro mais promissor para os estudantes acreanos, reforçando a importância do investimento em tempo integral como fator crucial para o desenvolvimento educacional. Este sucesso serve como exemplo inspirador para outros estados brasileiros que buscam aprimorar seus sistemas educacionais.
