RIO BRANCO
Em caos, população pode padecer a falta de anestesista no maior hospital de emergência no Acre
O coordenador do serviço de anestesiologia do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (AC), o médico Aníbal Zegarra, emitiu um comunicado formal a gestão da unidade hospitalar, no último dia 30 de março, alertando sobre a falta sucessiva de plantonistas.
No comunicado, o médico diz que a empresa prestadora de serviços de anestesia BONE deixou de fornecer o pessoal programado dos dias 19, 21, 23, 25, 27, 29 e 31 de março sem indicar um substituto correspondente.
Além disso, Zegarra diz ainda que a empresa enviou uma escala tentando cobrir os furos da escala da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) do m”ês de abril, porém está incompleta, “faltando o terceiro plantonista e alguns dias tem 1 anestesista da empresa por turno”, diz.
O comunicado alerta para o risco do paciente grave e ressalta que foi tentado solucionar a situação a tempos com a ajuda do CRM (Conselho Regional de Medicina), SINDIMED (Sindicato dos Médicos) e MP (Ministério Público). Na ocasião, o médico sugere que se tome satisfação urgente dos diretivos da empresa e seu compromisso contratual.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Sesacre que informou ter ciência da situação e que uma reunião seria realizada. Mas esclareceu que ainda ontem, 3, foi enviado um ofício a empresa informando sobre os problemas e exposto a situação pediram a incidência do contrato.
“A reunião será para alinhar de que forma vamos suprir a necessidade do PS com a rescisão do contrato. Se será contratada uma nova empresa, se reenvia anestesistas de outras unidades para o HUERB”, informou a assessoria da Sesacre.