RIO BRANCO
Em rio boliviano, pescadores acreanos capturam peixe gigante que pode superar 200 kg
Os amigos Cirley Oliveira da Cunha, conhecido como ‘Xis’, e Ironildo Corrêa da Silva, o ‘Mano’, são responsáveis por uma façanha quase inacreditável. Eles pescaram uma piraíba de cerca de 200 quilos, no Rio Manobare, no interior da Bolívia.
Segundo Xis, que é irmão do senador acreano Sérgio Petecão, eles saíram da cidade de Epitaciolândia nesta quinta-feira (25), percorrendo cerca de cinco horas de carro, com mais três de barco até o local onde ocorreu a façanha.
Em um dos lances de vara, Ironildo sentiu que algo teria fisgado o anzol, começando uma ‘batalha’ que teria levado cerca de três horas até conseguirem puxar o peixe pelo cansaço.
Também chamado de “tubarão de água doce”, a piraíba é o maior bagre da Amazônia, podendo atingir até 3,6 metros de comprimento e 300 quilos de peso.
Neste caso, o peixe alcançou os 2,40 metros e pode ultrapassar os 200 quilos. No entanto, o espécime ainda não havia sido pesado quando foi feito o registro pelo fotógrafo Jonys David ‘Ceará’.
A piraíba é um peixe gigante, bastante conhecido dos pescadores, mas temido pelas comunidades ribeirinhas e indígenas, pois muitos afirmam que o animal é capaz de engolir facilmente uma pessoa de estatura média.
Com colaboração do jornalista Alexandre Lima, do jornal O Alto Acre, e fotos de Jonys David ‘Ceará’.
” alt=”” aria-hidden=”true” />” alt=”” aria-hidden=”true” />