Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Em Rio Branco, mulher com suspeita de coqueluche dá entrada na Upa do Segundo Distrito

Publicado em

Deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito de Rio Branco, na última segunda-feira, 21, uma paciente com 56 anos, com sintomas de Coqueluche. Segundo informações, a mulher foi transferida da Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Roney Meireles, reclamando de tosse, vômito e sangramento nasal.

Segundo a Secretária de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), o caso está sendo acompanhado pelo município e pela vigilância estadual, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS). “Foi feito a coleta de material para exame. Ela está estável, foi liberada e mandada para casa, com a orientação para ficar em isolamento, até que saia o resultado dos exames”.

No pais vizinho, a Bolívia já registrou 847 casos de coqueluche, dos quais 797 estão no departamento (estado) de Santa Cruz de la Sierra, 1280 km de distância do Acre. No estado acreano, o governo declarou na última semana, que executa um plano de ação na fronteira após o surto da doença no país boliviano. A estratégia abrange diversas frentes de trabalho, com destaque para a capacitação intensiva dos profissionais de saúde nas cidades.

Continua depois da publicidade

A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível e causada pela bactéria Bordetella Pertussis, tendo como principal característica crises de tosse seca podendo atingir, também, traqueia e brônquios. Nós últimos dia, Mato Grosso confirmou 3 casos na região.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress