Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Em uma semana mais de 800 casos de doença diarréica aguda e síndrome gripal foram registrados no Acre

Publicado em

O estado do Acre tem enfrentado desafios significativos devido à seca extrema, que vem impactando diretamente a saúde da população. De acordo com o boletim divulgado pelo governo na quarta-feira (1), durante a semana epidemiológica 43/2023, foram registrados mais de 800 casos de doença diarreica aguda e síndrome gripal em todo o estado.

A falta de água decorrente da seca tem contribuído para o aumento das ocorrências de doenças, como a diarreia, que afeta principalmente aqueles que estão enfrentando desabastecimento. Além disso, a situação é agravada pela presença de doenças respiratórias, incluindo a Covid-19 e a gripe.

Diante desse cenário preocupante, o governo federal reconheceu a Situação de Emergência em todos os 22 municípios do estado do Acre devido à seca, por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União no último dia 16 de outubro.

Continua depois da publicidade

O boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revelou que o Acre apresenta uma probabilidade de 95% de crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), assim como os estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Entre as capitais, Rio Branco também apresenta uma probabilidade de 75% de aumento nos casos, juntamente com Recife, São Paulo e Florianópolis.

O InfoGripe também apontou que seis capitais, incluindo Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio Branco e São Paulo, registraram um aumento nos casos de Covid-19. Em algumas dessas cidades, como Curitiba, Porto Alegre e São Paulo, o crescimento é observado principalmente na população idosa. Já em Florianópolis, Recife e Rio Branco, há indícios de aumento que ainda estão sendo monitorados.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress