Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Empresa confirma que avião que caiu no Acre não tinha gravador de voz nem caixa preta

Publicado em

A ART Táxi Aéreo, empresa responsável pelo avião Cessna 208B Caravan, que sofreu um acidente fatal em Rio Branco no último domingo (29), confirmou que a aeronave não possuía gravador de voz da cabine nem caixa-preta.

O Cessna 208B é uma variante do modelo original 208 e passou por modificações, como um alongamento da fuselagem e a adição de um motor mais potente. Embora seja equipado com tecnologia avançada de fábrica, não é obrigatório que aeronaves com menos de 10 passageiros, como o avião em questão com 9 assentos, possuam uma caixa-preta, que registra dados do comportamento de todos os componentes da aeronave. Da mesma forma, o gravador de voz (CVR) só é exigido em aeronaves multimotoras com motores a turbina.

Embora seja possível solicitar a instalação do dispositivo gravador de dados, em uma análise do incidente anterior envolvendo a mesma aeronave, ocorrido em julho de 2008, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos divulgou um relatório em 2012 afirmando que o avião não possuía esse dispositivo.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress