Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Escassez de leitos de UTI preocupa em Rio Branco, enquanto casos de SRAG aumentam

Publicado em

A cidade de Rio Branco está enfrentando uma preocupante escassez de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos. Segundo dados do painel de monitoramento de leitos da Secretaria de Estado de Saúde (SESACRE), apenas 3 leitos de UTI estavam disponíveis na manhã desta segunda-feira (22).

A secretária adjunta de assistência da Secretaria de Saúde, Ana Cristina, expressou sua preocupação com o aumento da gravidade de pacientes adultos diagnosticados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Os dados divulgados apontam que, no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Pronto Socorro), dos 27 leitos instalados, 26 estão ocupados. Na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), todos os 18 leitos estão ocupados. No Hospital Santa Juliana, uma unidade filantrópica, dos 20 leitos disponíveis, 18 estão ocupados.

Continua depois da publicidade

A secretária adjunta de assistência destacou que o Acre possui ao todo 70 leitos de UTI para adultos, sendo 10 deles no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, e apenas 3 leitos vagos na capital. Quanto ao número de leitos ocupados, são 67 no total, sendo que apenas 6 pacientes apresentam complicações relacionadas à síndrome respiratória. No entanto, há uma tendência de aumento dessas complicações. Ana Cristina ressalta que a faixa etária dos pacientes também é motivo de preocupação, pois agora são observados casos em pessoas com idades entre 20 e 29 anos, além dos casos em indivíduos com mais de 60 anos.

A secretária atribui a baixa adesão à vacina contra a gripe como uma das principais causas das complicações. Ela enfatiza que os dois vírus em circulação, o rinovírus e o Influenza A, são combatidos pela vacina da influenza. Ana Cristina faz um apelo à população para que se vacine, ressaltando que a saúde do Estado está atenta, porém é crucial que as pessoas completem seu calendário vacinal, procurando a vacina que previne o agravamento dessas doenças.

Propaganda
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

plugins premium WordPress