Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Estrada do Quixadá em Rio Branco está ameaçada por desbarrancamento; moradores e produtores clamam por atenção

Publicado em

Foto: David Medeiros

Rio Branco, Acre – A Estrada do Quixadá, via crucial para o escoamento da produção agrícola e acesso a comunidades rurais em Rio Branco, enfrenta um grave problema de desbarrancamento, colocando em risco a segurança e o sustento de moradores e produtores locais. A situação precária da estrada, que atende famílias agricultoras e é fundamental para o transporte de melancia, banana e outras culturas do Acre, é resultado de anos de abandono, segundo relatos da comunidade.

Foi constatado nesta terça-feira, 2 de setembro, a extensão dos danos. Trechos da estrada, logo após a primeira ponte, estão praticamente rompidos, dificultando a passagem de veículos de passeio e caminhões.

Continua depois da publicidade

O comerciante local Ayrton Alves Cavalcante, de 72 anos, expressou sua indignação com a situação. “Rapaz, essa estrada é uma novela. Desde que esse prefeito [Bocalom] assumiu, ele nunca fez nada aqui. Já aconteceram vários acidentes. Esperamos que tenham bom senso e façam pelo menos um tapa-buraco, porque a estrada não vão fazer. Estou com o meu carro quebrado e não tenho condições de arrumar, porque se arrumar, quebra do mesmo jeito. Todos os carros que passam aqui estão quebrando direto. Estou aqui desde os anos 90”, lamentou.

A Estrada do Quixadá também se conecta a um ramal que leva à AC10, na região do Apolônio Sales. Existe um projeto desde 2024 para a construção de um arco viário que faria a ligação entre as vias, mas as obras ainda não foram iniciadas. A falta de ação deixa o local vulnerável a desmoronamentos e interrupções no tráfego, prejudicando o dia a dia de quem depende da estrada para trabalhar e viver.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement