RIO BRANCO
Estudo Revela: em metade dos lares de Rio Branco, apenas um morador sustenta a família

Rio Branco, AC – Uma pesquisa recente da Fecomércio-AC, em colaboração com o Instituto Data Control, traçou um panorama detalhado do mercado de trabalho e da renda domiciliar na capital acreana. Divulgado nesta segunda-feira, 1º de abril, o estudo revela que, em 49,5% dos lares de Rio Branco, apenas uma pessoa é responsável por prover o sustento da família.
O levantamento também aponta que em 35,2% das residências, as despesas são divididas entre duas pessoas. Uma parcela menor dos lares, 11%, é mantida por três trabalhadores, enquanto 2,4% contam com quatro pessoas contribuindo para a renda familiar e apenas 1,9% com cinco.
A pesquisa, que ouviu 203 pessoas, traçou o seguinte perfil da população entrevistada: 52,9% são mulheres e 47,1% homens, com 59,5% na faixa etária entre 16 e 44 anos. Quanto à escolaridade, 60,5% concluíram algum nível de estudo, desde o ensino fundamental até a pós-graduação, enquanto 39,5% ainda estão cursando alguma etapa de ensino.
Em relação à renda, a pesquisa revela que 72,4% da população recebe até R$ 1.518 por mês, e apenas 1% tem renda superior a R$ 7.591. O estudo também aponta que 54,8% da população está empregada formalmente, 7,6% trabalha na informalidade e 26,2% encontra-se desempregada.
O levantamento também revelou desafios relacionados ao deslocamento. 27,5% dos entrevistados consideram grande a distância entre sua casa e o local de trabalho, enquanto 31,4% utilizam o transporte coletivo e 16% se deslocam de moto.
