RIO BRANCO
Expoacre 2023 não terá exposição de aves para prevenir contaminação por gripe aviária
Neste ano de 2023 a Expoacre não terá a exposição de aves. A ação acontece como medida de prevenção contra casos de gripe aviária. Os cuidados nas granjas acreanas também foram reforçado, visando evitar qualquer tipo de contaminação, mesmo que o estado não tenha casos suspeitos.
O Governo Federal confirmou oito casos da H5N1 em aves silvestres no Brasil, sendo sete no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro. Diante disto, o Ministério da Saúde decretou situação de emergência por seis meses.
O chefe do departamento de agronegócio da Secretaria de Agricultura do Acre (Seagri), Jalceyr Pessoa, disse que a medida de não expor os animais é um modo de prevenção. “Não temos a habilitação para expor aves em ambientes públicos, então, na Expoacre, em decorrência destas medidas preventivas, não teremos em nossos espaços a exposição de aves”, afirmou.
Outras medidas também estão sendo adotadas, como a proibição de pessoas dentro das granjas, e visitas. O acesso está sendo permitido apenas para pessoas que trabalham no estabelecimento.
Os insumos, como matéria-prima, milho, soja, ração, todos estão passando por um processo de desinfecção.